TEMA:
Educação, cidade e cidadania:
múltiplos olhares sobre o direito à cidade
OBJETIVO:
Apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino
médio da rede pública estadual da cidade de Palmas.
REALIZAÇÃO:
Coordenação Geral
Joao Aparecido Bazzoli -UFT
Comissão Organizadora
Joao Aparecido Bazzoli -UFT
Mariela C. A. de Oliveira - UFT
Lucas Emmanuel Silva Teixeira -
UFT
Rafael Macêdo Dias-
UFT
Maria da Conceição Jesus Ranke – SEDUC
Júlio César da Rocha – SEDUC
Maria de Lourdes Leôncio Macedo – SEDUC
Eliana Vittorazzi – DRE PALMAS
Cleizenir Divina dos Santos - DRE PALMAS
Saionara Marinho – DRE PALMAS
Lucineide Oliveira dos Santos Souza – DRE PALMAS
Aparecida Alves de Almeida e Silva – DRE PALMAS
Comissão de apoio institucional
Jordana Coelho Gonsalves - Graduanda/Arquitetura
Lavínia de Jesus D. de Almeida- Graduanda/Direito
Maria da Vitoria Costa e Silva- Aluna especial de Doutorado/PPGDR
Tatiana de Oliveira Sousa- Mestranda/PPGDR
Eva Vilma Costa Ferreira- Graduanda/Ciências Contábeis
Comissão de Avaliação dos trabalhos
1.
Aline
Sueli de Salles Santos
Doutora em Direito pela Universidade de Brasília. Professora
e Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Ex-conselheira
da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Membro da Associação
Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD
2.
Juliana
Fernandes Cunha – CEULP/ULBRA
Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do
Tocantins. Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais. Coordena projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Participou
da rede de monitoramento cidadão de Palmas, em parceria com o Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID). Professora no Curso de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/TO).
3.
Suyene
Monteiro da Rocha – UFT
Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE/UFAM.
Mestre em Ciências do Ambiente - UFT. Professora Adjunta no curso de Direito da
Universidade Federal do Tocantins. Professora no Programa de Doutorado em
Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia Legal. Coordenadora do grupo de
pesquisa CNPq: Estudos em Política Pública Ambiental e Sustentabilidade.
4.
Kássia
da Costa Vieira – FACTO
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do
Tocantins. Especialista em Arquitetura e Iluminação (IPOG), mestranda em
Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Professora do
curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Católica do Tocantins.
5.
Érika
Gonçalves Pires – IFTO
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.
Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Técnica
em Agrimensura e graduada em Sensoriamento Remoto (Geoprocessamento) pelo
Instituto Federal de Goiás. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental.
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
(IFTO-Palmas), atuando nas áreas de sensoriamento remoto, planejamento urbano e
ambiental, sistema de informação geográfica e cartografia.
6.
Lívia
Jorge Sales Teófilo
Advogada formada pelo Centro Universitário Grupo Educacional
- CEUMA / UNIEURO(2010). Responsável pela área de Regularização Fundiária da
Superintendência do Patrimônio da União (SPU) seção Tocantins. Membro da
Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção
Tocantins. Experiência na área de Planejamento Urbano e Regional.
7.
Lucimara
Albieri de Oliveira
Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo
pela FAU-USP. Mestre em Infraestrutura e Meio Ambiente. Professora e
Pesquisadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins.
Coordenadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (GEDUR). Membro
da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL da FAUUSP.
8.
Daniel
Vallerius
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, com
estágio doutoral na Universidad de Sevilla (Espanha). Licenciado e mestre em
Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da
Universidade Federal do Pará (Campus Altamira) onde coordena o PIBID Geografia,
o Laboratório de Prática de Ensino, os estágios de licenciatura e o Projeto Nós
Propomos!. Pesquisador na área de formação de professores e educação cidadã.
DATA:
12
(segunda-feira)
HORÁRIO:
DAS 14h
às 17h30min
LOCAL:
Universidade
Federal do Tocantins (UFT) – Bloco IV – Auditório da Reitoria - Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano
Diretor Norte, Palmas – TO.
DATA:
13/11/2018
(terça-feira)
HORÁRIO:
DAS 8h
às 12h - DAS 14h às 17h
LOCAL:
Defensoria Pública do Estado
do Tocantins – DPE - Paço
Municipal - Quadra 502 – Sul - Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Centro.
INFORMAÇÕES:
INSCRIÇÕES:
http://nospropomos.blogspot.com/2018/11/iii-seminario-estadual-nos-propomos_5.html
PROGRAMAÇÃO
DIA 12
Encontro com o Reitor
Os
representantes da SEDUC e do IGOT foram recebidos pelo Magnífico Reitor da
Universidade Federal do Tocantins – Prof. Luis Eduardo Bovolato.
Fonte: http://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/23837-seminario-nos-propomos-discute-educacao-cidade-e-cidadania
Fonte: http://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/23837-seminario-nos-propomos-discute-educacao-cidade-e-cidadania
Acolhida e recepção:
Guarda-chuvas
amarelo, estudantes da Escola Estadual Frederico
José Pedreira Neto
Apresentação cultural:
Apresentação musical com Ícaro Tedesco e Luan Crispin
Abertura oficial do
III seminário Estadual Nós Propomos:
Representando a Secretária estadual da educação Prof.ª
Adriana da Costa Pereira Aguiar, o Subsecretário Prof. Robson Vila Nova
Lopes fez o pronunciamento da abertura no III Seminário
Palestra: Educação Geográfica no
campo do protagonismo e cidadania.
Prof.
Doutor Sergio Claudino Loureiro Nunes do Instituto de Geografia e Ordenamento
do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL).
Professor do Instituto de
Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL. As
suas áreas privilegiadas de ensino e investigação são Ensino de Geografia e
Geografia Humana e Regional. Membro do Conselho Diretivo do GEOFORO - Foro
Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade. Coordenador do Mestrado em
Ensino de Geografia e coordenador do Centro de Formação de Professores.
Fundador e coordenador do Projeto Nós Propomos
Prof. Doutor Sergio Claudino Loureiro
Nunes
Desenvolvimento dos trabalhos
Público presente
(73 participantes – (Professores do ensino médio e interessados pelo Projeto)
PROGRAMAÇÃO
DIA 13
8h
ÀS 12h - MANHÃ
Acolhimento
Apresentação
Cultural
Grupo de dança do Colégio Estadual
São José
Cerimônia
de Abertura – Composição da mesa
Da esquerda para direita: 1. Prof. Mairo
Cândido Rodrigues - Diretor do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia; 2. Josivânia
Sousa Costa Ribeiro, representando a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos
comunitários da Universidade Federal do Tocantins, Prof.ª Maria Santana
Milhomem; 3. Prof. Dr. Sergio Claudino Loureiro Nunes - IGOT/Universidade de
Lisboa; 4. Prof.ª. Eusamar Araújo de Sousa, Superintendente de Desenvolvimento
da Educação, representando a Secretária da Educação Prof.ª Adriana da Costa
Pereira Aguiar; 5. Prof. Dr. João Aparecido Bazzoli – Universidade Federal do
Tocantins– Coord. do Projeto Nós Propomos/TO; 6. Prof. Dr. Alex Pizzio, da
Silva – Coord. do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional –
PPGDR/UFT
Protocolo
ONU-Habitat
O
|
Programa das Nações Unidas para os
Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por
promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e
todas. Este ano com o objetivo de refletir sobre uma diversidade de questões
urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro
urbano melhor a entidade criou uma plataforma para debate de diversos atores
sobre como implementar os compromissos da Nova Agenda Urbana, adotada em Quito
na Conferência Habitat III em 2016, que representou a renovação do compromisso
global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos,
seguros, resilientes e sustentáveis.
Neste sentido para dar visibilidade e
estimular o debate acerca da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável, em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos
humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”), que foram adotados
pelos estados-membros da ONU em 2015, foi criada a catalogação de eventos que
ocorreram em setembro, outubro e novembro.
No Brasil o ONU-Habitat Brasil promoveu o Circuito
Urbano 2018: uma relação de eventos sobre os temas selecionados que ocorram
nos meses de setembro, outubro e novembro. Por atender os requisitos propostos pela
ONU-Habitat o III Seminário Estadual Nós Propomos participou do Circuito integrando a linha do tempo divulgada pela entidade.
Apresentação Circuito Urbano: Rayne
Ferretti Moraes – Oficial Nacional do ONU-Habitat/Brasil
Apresentação do Vídeo: Construindo
Cidades Resilientes e Sustentáveis – ONU-Habitat
[Sessão de abertura: Mesa redonda]
Tema:
Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade
E
|
sta mesa buscou contribuir
para a reflexão sobre a noção de direito à cidade neste ano do cinquentenário
da primeira edição do manifesto de Henri Lefebvre (filósofo e sociólogo
francês).
A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento
Urbano Sustentável (Habitat III) realizada em outubro de 2016 em Quito,
Equador, incluiu, pela primeira vez na história, o Direito à Cidade no
documento oficial: a Nova Agenda Urbana. Esforços à época fizeram convergir
agendas sociais e ambientais que deram novos significados ao Habitat III, principalmente
por abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Destacamos este tema em razão dos últimos 50 anos no
Brasil a construção das cidades vir depois que as pessoas já estão assentadas.
Portanto, hoje, temos de urbanizar os assentamentos de 10 milhões de pessoas
que sobrevivem em favelas presentes em todos os tipos de cidades brasileiras.
Portanto, a mesa assumiu um papel substantivo como
alerta as novas gerações sobre esta temática, ainda sem o alcance merecido, especialmente
pelo anuncio atual da extinção do Ministério das Cidades, pelo governo eleito.
Este Ministério tem importante significado como fomentador de políticas de
desenvolvimento urbano no país.
Neste sentido o Projeto Nós propomos no seu campo
interdisciplinar dialoga diretamente com o Direito à Cidade ao estimular a
cidadania ativa. Faz isto ao reconhecer o protagonismo de jovens estudantes no
tratamento das questões comunitárias e ao incitá-los a identificar problemas, a
conversar com a comunidade sobre estes problemas e a propor resoluções participativas,
construindo assim, uma nova visão colaborativa sobre o urbano possível.
Desta maneira a mesa propôs, com esta temática, a
inserção ao debate “cidades” o campo educacional, reunindo esforços na direção
de oportunizar múltiplos olhares sobre o direito à cidade. O trabalho realizado
pelos palestrantes fez com que o objetivo da mesa fosse cumprido.
1.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e
da Nova Agenda Urbana
Jônatas
Ribeiro de Paula - ONU-HABITAT -
Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) - Brasil e Cone Sul
Mestre em Planejamento
Urbano pela London School of Economics, trabalhou no ONU-Habitat Sri Lanka com
avaliação de políticas de revitalização urbana e remoções e atualmente é
Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió, onde trabalha com produção de
dados territoriais qualificados sobre assentamentos precários. Foi diretor da
ONG TETO, atuou como voluntário na ONG Empty Homes de Londres e trabalha no
Instituto Pólis na Plataforma Global pelo Direito à Cidade.
2. Avanços
do Projeto Nós Propomos na perspectiva Ibero-Americana
Prof. Doutor
Sergio Claudino Loureiro Nunes do Instituto
de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL)
Professor do Instituto de
Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL. As
suas áreas privilegiadas de ensino e investigação são Ensino de Geografia e
Geografia Humana e Regional. Membro do Conselho Diretivo do GEOFORO - Foro
Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade. Coordenador do Mestrado em
Ensino de Geografia e coordenador do Centro de Formação de Professores.
Fundador e coordenador do Projeto Nós Propomos.
3. Projeto
Nós Propomos, participação social e o Direito à Cidade
Prof. Dr. João
Bazzoli, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Coord. Região Norte do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
Professor do Curso de Direito
da Universidade Federal do Tocantins. Docente permanente do Programa de
pós-graduação em desenvolvimento regional. Pós-doutoramento pelo IGOT/UL com
estudo em Participação Social. Presidente da Comissão Especial de Direito
Urbanístico da OAB/TO. Foi pesquisador nos Projetos: Projeto Expansão Urbana
conduzido pela New York University, Organização das Nações Unidas (ONU) e
Lincoln Institute of Land Policy; Global Municipal Database Project conduzido
pela UN-HABITAT. Coordenador da Região Norte do Instituto Brasileiro de Direito
Urbanístico. Coordenador do Nós Propomos Tocantins.
[Sessão Experiência de Sucesso]
Tema:
Protagonismo entre gerações
E
|
sta
sessão mostrou uma das ações relevantes do Projeto Nós Propomos, que culminou
na revitalização do Centro Comunitário Viver com
Alegria. O grupo de estudantes do Colégio Santa Rita de Cássia,
idealizador da ação, apresentou a experiência deste trabalho e a sua participação no I Congresso Ibero-Americano Nós propomos, em
Portugal. Este evento internacional serviu para os estudantes apresentarem esta
experiência brasileira exitosa.
Foi exibido para subsidiar a discussão temática o documentário Protagonismo entre Gerações que foi produzido com a finalidade de
registrar o desenvolvimento desta ação.
Importante salientar que a ação resultou
na integração de estudantes de vários níveis de escolaridade (graduação, ensino
médio e pós-graduação), além de propiciar durante a construção e realização do
trabalho a participação comunitária efetiva, a partir de audiência pública de
levantamento de necessidades até os trabalhos operacionais, realizados por meio
de mutirão e com apoio voluntário de técnicos especializados.
Portanto, para exposição e debate a
sessão reuniu os estudantes idealizadores para relatar a vivência e conivência
no processo, os beneficiários para que a partir do seu lugar de fala demonstrasse
a satisfação e as angustias para prosseguir nas etapas posteriores de colocar o
local em funcionamento efetivo, e, por
fim, os apoiadores, isto no esforço de moldar a tecnologia social aplicada,
disseram sobre os caminhos para a efetividade prática, presente e futura, desta
ação.
1. Transformação social: ação conjugada escola
e comunidade
2. Parcerias: construção coletiva e
transformação social
Da esquerda para a direita: 1. Prof.ª Merian Lopes de
Sousa – CEM Santa Rita de Cássia (púlpito)/ Alunos do CEM Santa Rita de Cássia:
2. Mikelle Souza de Almeida; 3. Lucas Cunha Borges; 4. Daniel Ribeiro Costa; 5.
Prof. Mairo Cândido Rodrigues (CEM Santa Rita de
Cássia); 6. Antônia Araújo de Freitas: Presidente do Instituto Viver com
Alegria; 7. Fernanda Toledo - Diretora Executiva da Fundação Alphaville.
Fonte apresentação: https://drive.google.com/file/d/1rGbLgb2hxIYdbyg-mga_Sp1dn5CyCUvr/view?usp=sharing
Assista o documentário: Protagonismo entre gerações (clique no link acima)
Tema: Cidade em Jogo: educação, cidadania e
política
E
|
sta sessão foi iniciada com a indagação: Por
que falar de educação, cidadania e política com os jovens?
Pesquisas revelam
que 65% dos
jovens gostariam de aprender sobre política na escola e identificam que 63% dos
jovens não participam da política por não se interessarem, não entenderem ou
não saberem por onde começar.
O Brasil está passando por uma crise de credibilidade de sua
classe política e, para enfrentar esse momento, é preciso que haja uma
aproximação da população – principalmente a jovem - com as esferas públicas.
Naturalmente fica a dúvida de como se aproximar da juventude,
diante do constante avanço tecnológico e da conflituosa coabitação entre as diferentes
gerações. Pensando nisso a Fundação Brava e o Brazil Institute do Woodrow
Wilson Center, desenvolveram o Cidade
em Jogo, um game educativo que tem o objetivo de auxiliar os professores
e professoras na abordagem de temas relacionados à educação política e à
cidadania em sala de aula, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico
de seus alunos transformando cada um deles em prefeitos por um dia.
Neste contexto cabe lembrar que se encontra em trâmite na Câmara
Federal o Projeto Escola sem partido que preocupa por representar um retrocesso
na Educação e a grave ameaça à liberdade dos professores dentro da sala de aula.
Nota-se que a partir de pontos comuns é possível conjugar ações
conjuntas entre Nós Propomos e Cidade em Jogo. Quais seriam estes pontos
comuns? A finalidade de transformar os nossos jovens em cidadãos críticos e
conscientes; O interesse de mostrar a relevância do jovem participar cada vez
mais ativamente da vida pública; O objetivo de fazer o jovem entender que
cidadãos mais ativos e participantes da gestão municipal podem contribuir para
cidades cada vez mais transparentes, inteligentes e justas; Principalmente o de
transformar a teoria em prática.
1. Educação, cidadania, gestão pública e
democracia
Prof.ª
Doutora Maria, da Conceição Jesus Ranke – Projetos - Seduc
O que foi possível aprender
nesta dinâmica Cidade em Jogo:
1. Entender conceitos essenciais da gestão
pública como priorização, equilíbrio fiscal e tomada de decisão;
2. Avaliar
de forma crítica conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou
ambientais e comparar diferentes pontos de vista;
3. Analisar
as lutas sociais e conquistas obtidas através das legislações ou das políticas
públicas;
4. Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social;
5. Relacionar cidadania e democracia na
organização das sociedades;
6. Reconhecer
a função dos recursos naturais e as mudanças provocadas pelas ações humanas.
Intervalo para almoço
Almoço oferecido pelo Colégio São
José – Diretor Prof. José Antônio Gama Aguiar
14h às
17h – TARDE
Apresentação
cultural
[Sessão
desenvolvimento do Nós propomos Tocantins]
O
|
Projeto Nós Propomos dentro
da ideia de protagonismo juvenil dedica este espaço de apresentação dos
trabalhos ao jovem estudante, por entendê-lo como elemento central da prática
educativa, pois, este jovem que participa de todas as fases desta prática,
desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é que
o protagonismo juvenil reforçado pelo Nós Propomos possa estimular a participação
social dos jovens, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal,
mas com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos. Para além
disso, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais
autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito,
o que contribui efetivamente para a transformação social.
Instituição da Comissão
avaliadora: Da direita para esquerda: 1. Aline
Sueli de Salles Santos; 2. Juliana Fernandes Cunha; 3. Suyene
Monteiro da Rocha; 4. Kássia da Costa Vieira; 5. Érika Gonçalves
Pires; 6. Lívia Jorge Sales Teófilo; 7. Lucimara Albieri de Oliveira; 8.
Daniel Vallerius.
1. UMA PRAÇA EM MINHA VIDA: PROPOSTA DE MUDANÇA
NA PRAÇ A BRASÍLIA, NO BAIRRO AURENY I, PALMAS – TO
Escola
|
Centro
de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
|
Professor Orientador
|
Francisco
de Assis Silva Nascimento
|
Componentes
|
Aluna
1: Ana Julia Sousa Silva
Aluna
2: Anazilia Gabriele Moreira
Aluno
3: Getúlio Guera Folador
Aluna
4: Iorrana Brenda Mesquita Ferreira
Aluno
5: Pedro Lucas Braga de Azevedo
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
2.
ILUMINAR
Escola
|
Colégio
Estadual Dom Alano Marie Du Noday
|
Professor Orientador
|
Osvaldo
Ribeiro de Souza Neto
|
Componentes
|
Aluno
1: Davi Henrique Araujo Mascarenhas
Aluna
2: Eduarda Nasser Siqueira
Aluno
3: Matheus Lucena Santos
Aluna
4: Sofia Dallet Rocha Lopes
|
Slides (Apresentação)
|
Trabalho escrito
|
3. HORTA
DE ESCAMBO
Escola
|
Centro
de Ensino Médio Santa Rita Cássia
|
Professor Orientador
|
Advaldo
Dias do Prado
|
Componentes
|
Aluno
1: Daniel Gois Aluno 2: Helber de
Oliveira
Aluna
3: Maria Alice Hardman Aluna 4: Maria
Eduarda Hardman
Aluna
5: Victória Regina
|
Slides (Apresentação)
|
Trabalho escrito
|
4. TOCANDO
EM FRENTE
Escola
|
Escola
Estadual Liberdade
|
Professores Orientadores
|
Hibrahim
Soares Lima e José Luiz Pinheiro de Carvalho
|
Componentes
|
Aluno
1: Alysson Silva Aluna 2: Anne Karolliny
Aluno
3: Dario Amorim Aluna 4:
Emilly Santos
Aluno
5: Giovanni Miranda Aluna 6: Luana Rodrigues
Aluno
7: Rubens Fabiano Aluno 8: Wanderson
Bruno
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
5. REATIVAÇÃO E
RESTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO CIDADÃO DO AURENY I
Escola
|
Centro
de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
|
Professor Orientador
|
Jocer
Neto
|
Componentes
|
Aluno
1: Lucas Gonçalves Aluna 2: Maria
Beatriz Luna
Aluna
3: Leiliane Araujo Aluno 4: Marcos
Antonio
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
6. LIXO
NO LUGAR CERTO
Escola
|
Colégio
Estadual São José
|
Professora Orientadoras
|
Marlene
da Silva e Naíra Leci dos Santos Barreira
|
Componentes
|
Aluno
1: Lucas Daniel Alves Feitosa Aluna 2:
Alane Lopes Bezerra
Aluna
3: Delyzieê Dias Alves Aluna 4: Flávia Fonseca Santana de Souza
Aluno
5: Victor Américo Barreira
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
7.
CRIAÇÃO DA PRAÇA DA QUADRA 407 NORTE
Escola
|
Centro
de Ensino Médio Castro Alves
|
Professor Orientador
|
Jucélia
Ribeiro Tito
|
Componentes
|
Aluno
1: David Manoel Rodrigues Aluna 2: Jéssica Araújo Lora
Aluna
3: Mariana Ramalho Guedes Aluno 4: Pedro Afonso Castro Gomes
Aluno
5: Matheus Nóbrega Barbosa Aluna 6: Ana Paula Lopes Miranda
Aluna
7: Lorena de Abreu Pacheco.
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
8.
HIDRATA PALMAS
Escola
|
Colégio
Estadual Dom Alano Marie Du Noday
|
Professor Orientador
|
Osvaldo
Ribeiro de Souza Neto
|
Componentes
|
Aluna
1:. Beatriz dos Santos Souza Aluno 2: Lauro Ferreira
Aluna
3: Lorena Guntendorfer Viana Aluna 4: Sandriene Travassos S. Silva
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
9.
CENTRO DE ASSISTÊNCIA A MULHER
Escola
|
Centro
de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
|
Professor Orientador
|
Carlos Kagueiama
|
Componentes
|
Aluno 1: Amanda
Amorim Marinho Aluno 2: Aisha dos Santos Hortegal
Aluno 3: Anna Paula
Martins De Oliveira Aluno 4: Weryka Vitória Primo da Silva Brito
Aluno 5: Aryadne
Vitória Silva Luna
|
Slides (Apresentação)
|
|
Trabalho escrito
|
Apresentação
cultural
Avaliação
e apresentação de resultado das avaliações
Tabela 1: Apuração por itens de avaliação/Média por item e Média Final
Fonte:
Notas
dos avaliadores/Planilha Excel Microsoft
COMEMORAÇÃO
APOIO
|
|
|
|
REGISTRO DE DESTAQUE
Lucas Emmanuel Silva Teixeira
O estudante Lucas Emmanuel Silva Teixeira, integrante
do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade
Federal do Tocantins (UFT) foi o responsável por acompanhar o desenvolvimento
das atividades do Projeto Nós Propomos em cinco escolas de Palmas/TO.
A sua importante atividade acadêmica consistiu em
realizar oficinas tendo como foco a temática “Direito à Cidade e seus
desdobramentos” (Plano Diretor; Habitação; Mobilidade; Infraestrutura urbana;
outros), além de orientar os professores e alunos no desenvolvimento das
propostas, que foram apresentadas no III Seminário estadual do Nós Propomos.
No ano de 2018 foram realizadas onze oficinas nas
cinco escolas públicas de ensino médio integrantes do Projeto, que resultaram
em mais de vinte horas de atividades expositivas e práticas, com 120
participantes, entre professores e alunos. Para além disso foram prestadas
assessorias aos alunos e professores desta rede com percurso estimado de viagem
na cidade, para visitas às escolas, de aproximadamente 150 Km.
Também, foram administradas atividades pela rede
social WhatsApp de comunicação entre os integrantes do Projeto, de transmissão
de avisos, de resolução de dúvidas e de integração de informações relevantes ao
desenvolvimento dos trabalhos.
A coordenação do Projeto Nós Propomos faz este
registro, cumprimenta e agradece ao Lucas Emmanuel pelo relevante trabalho de
cidadania prestado a comunidade acadêmica e aos estudantes e professores das
escolas que receberam seus préstimos.
RESUMO:
Este trabalho objetivou a apresentação de trabalhos
sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da
cidade de Palmas, tendo o eixo temático estruturante: Educação, cidade e
cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade. A metodologia aplicada à
atividade buscou estabelecer um embasamento teórico com a finalidade de fortalecer
as teses trabalhadas e convertidas em propostas de resoluções de problemas
urbanos formulados pelos estudantes do ensino médio, resultantes de estudo de
casos.
Neste viés foram debatidos o direito à cidade neste
ano do cinquentenário da primeira edição do manifesto de Henri Lefebvre
(filósofo e sociólogo francês), fez parte dos debates a Nova Agenda Urbana e os
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Bem como, ficou demonstrada a
preocupação com a possível extinção do Ministério das Cidades, pelo governo
eleito. Este Ministério tem importante significado como fomentador de políticas
de desenvolvimento urbano no país.
Neste trabalho foi mostrada uma das ações relevantes
do Projeto Nós Propomos, que culminou na revitalização do Centro Comunitário
Viver com Alegria, tendo como registro da ação o documentário Protagonismo
entre Gerações.
Importante salientar a discussão sobre a abordagem de
temas relacionados à educação política e à cidadania em sala de aula, como
temas que estimulam o pensamento crítico dos alunos transformando cada um
deles, em contradição ao Projeto Escola sem partido que está em trâmite na
Câmara Federal e preocupa por representar um retrocesso na Educação e a grave
ameaça à liberdade dos professores dentro da sala de aula.
Por fim, tentou-se estabelecer o vínculo do Projeto
Nós Propomos, dentro da ideia de protagonismo juvenil, como elemento central da
prática educativa. Pois, o jovem que participa de todas as fases da prática
educacional, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas
reforça o protagonismo juvenil e estimula a participação social, contribuindo
não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das
comunidades em que estão inseridos.
Desta maneira, a atividade conseguiu atingir o
objetivo de preparar os jovens para entender um pouco sobre o contexto abordado
e possibilitou durante a apresentação dos trabalhos estabelecer os vínculos ao
eixo central pretendido pelo trabalho.
Inscritos no evento: 189 participantes
O slide do projeto "Horta de Escambo" está incompleto. Poderia colocar o completo?
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