III SEMINÁRIO ESTADUAL NÓS PROPOMOS


TEMA:
Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade

OBJETIVO:
Apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Palmas.


REALIZAÇÃO:

 

 

 

Coordenação Geral

Joao Aparecido Bazzoli -UFT

Comissão Organizadora

Joao Aparecido Bazzoli -UFT
Mariela C. A. de Oliveira - UFT

Lucas Emmanuel Silva Teixeira - UFT
Rafael Macêdo Dias- UFT
Maria da Conceição Jesus Ranke – SEDUC
Júlio César da Rocha – SEDUC
Maria de Lourdes Leôncio Macedo – SEDUC
Eliana Vittorazzi – DRE PALMAS
Cleizenir Divina dos Santos  - DRE PALMAS
Saionara Marinho – DRE PALMAS
Lucineide Oliveira dos Santos Souza – DRE PALMAS
Aparecida Alves de Almeida e Silva – DRE PALMAS

Comissão de apoio institucional

Jordana Coelho Gonsalves - Graduanda/Arquitetura
Lavínia de Jesus D. de Almeida- Graduanda/Direito
Maria da Vitoria Costa e Silva- Aluna especial de Doutorado/PPGDR
Tatiana de Oliveira Sousa- Mestranda/PPGDR
Eva Vilma Costa Ferreira- Graduanda/Ciências Contábeis

Comissão de Avaliação dos trabalhos

1.   Aline Sueli de Salles Santos
Doutora em Direito pela Universidade de Brasília. Professora e Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Ex-conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD

2.   Juliana Fernandes Cunha – CEULP/ULBRA
Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Participou da rede de monitoramento cidadão de Palmas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/TO).

3.   Suyene Monteiro da Rocha – UFT
Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE/UFAM. Mestre em Ciências do Ambiente - UFT. Professora Adjunta no curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Professora no Programa de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia Legal. Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: Estudos em Política Pública Ambiental e Sustentabilidade. 

4.   Kássia da Costa Vieira – FACTO
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Arquitetura e Iluminação (IPOG), mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Católica do Tocantins.

5.   Érika Gonçalves Pires – IFTO
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Técnica em Agrimensura e graduada em Sensoriamento Remoto (Geoprocessamento) pelo Instituto Federal de Goiás. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO-Palmas), atuando nas áreas de sensoriamento remoto, planejamento urbano e ambiental, sistema de informação geográfica e cartografia.

6.   Lívia Jorge Sales Teófilo
Advogada formada pelo Centro Universitário Grupo Educacional - CEUMA / UNIEURO(2010). Responsável pela área de Regularização Fundiária da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) seção Tocantins. Membro da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Tocantins. Experiência na área de Planejamento Urbano e Regional.

7.   Lucimara Albieri de Oliveira
Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Mestre em Infraestrutura e Meio Ambiente. Professora e Pesquisadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (GEDUR). Membro da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL da FAUUSP.

8.   Daniel Vallerius
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, com estágio doutoral na Universidad de Sevilla (Espanha). Licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira) onde coordena o PIBID Geografia, o Laboratório de Prática de Ensino, os estágios de licenciatura e o Projeto Nós Propomos!. Pesquisador na área de formação de professores e educação cidadã.
DATA:
12 (segunda-feira) 
HORÁRIO:
DAS 14h às 17h30min
LOCAL:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Bloco IV – Auditório da Reitoria - Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas – TO.
DATA:
13/11/2018 (terça-feira)
HORÁRIO:
DAS 8h às 12h - DAS 14h às 17h
LOCAL:
Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE - Paço Municipal - Quadra 502 – Sul - Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Centro.

INFORMAÇÕES:

INSCRIÇÕES:
http://nospropomos.blogspot.com/2018/11/iii-seminario-estadual-nos-propomos_5.html

PROGRAMAÇÃO DIA 12

Encontro com o Reitor

Os representantes da SEDUC e do IGOT foram recebidos pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Tocantins – Prof. Luis Eduardo Bovolato.
Fonte: http://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/23837-seminario-nos-propomos-discute-educacao-cidade-e-cidadania

Acolhida e recepção:
Guarda-chuvas amarelo, estudantes da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto

Apresentação cultural:
Apresentação musical com Ícaro Tedesco e Luan Crispin
Abertura oficial do III seminário Estadual Nós Propomos:
Representando a Secretária estadual da educação Prof.ª Adriana da Costa Pereira Aguiar, o Subsecretário Prof. Robson Vila Nova Lopes fez o pronunciamento da abertura no III Seminário 

Palestra: Educação Geográfica no campo do protagonismo e cidadania.
Prof. Doutor Sergio Claudino Loureiro Nunes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL).
Professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL. As suas áreas privilegiadas de ensino e investigação são Ensino de Geografia e Geografia Humana e Regional. Membro do Conselho Diretivo do GEOFORO - Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade. Coordenador do Mestrado em Ensino de Geografia e coordenador do Centro de Formação de Professores. Fundador e coordenador do Projeto Nós Propomos



Desenvolvimento dos trabalhos
Público presente (73 participantes – (Professores do ensino médio e interessados pelo Projeto)

 PROGRAMAÇÃO DIA 13

8h ÀS 12h - MANHÃ
Acolhimento

Apresentação Cultural
Grupo de dança do Colégio Estadual São José
Cerimônia de Abertura – Composição da mesa

Da esquerda para direita: 1. Prof. Mairo Cândido Rodrigues - Diretor do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia; 2. Josivânia Sousa Costa Ribeiro, representando a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos comunitários da Universidade Federal do Tocantins, Prof.ª Maria Santana Milhomem; 3. Prof. Dr. Sergio Claudino Loureiro Nunes - IGOT/Universidade de Lisboa; 4. Prof.ª. Eusamar Araújo de Sousa, Superintendente de Desenvolvimento da Educação, representando a Secretária da Educação Prof.ª Adriana da Costa Pereira Aguiar; 5. Prof. Dr. João Aparecido Bazzoli – Universidade Federal do Tocantins– Coord. do Projeto Nós Propomos/TO; 6. Prof. Dr. Alex Pizzio, da Silva – Coord. do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR/UFT



Protocolo ONU-Habitat


O
 Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agên­cia da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas. Este ano com o objetivo de refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar co­nhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor a entidade criou uma plataforma para debate de diversos atores sobre como implementar os compromissos da Nova Agenda Urbana, adotada em Quito na Conferência Habitat III em 2016, que representou a renovação do compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Neste sentido para dar visibilidade e estimular o debate acerca da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”), que foram adotados pelos estados-membros da ONU em 2015, foi criada a catalogação de eventos que ocorreram em setembro, outubro e novembro.
No Brasil o ONU-Habitat Brasil promoveu o Circuito Urbano 2018: uma relação de eventos sobre os temas selecionados que ocorram nos meses de setembro, outubro e novembro. Por atender os requisitos propostos pela ONU-Habitat o III Seminário Estadual Nós Propomos participou do Circuito integrando a linha do tempo divulgada pela entidade.

Fonte: https://www.facebook.com/ONUHABITATBR/photos/p.2196259033951216/2196259033951216/?type=1&theater
Apresentação Circuito Urbano: Rayne Ferretti Moraes – Oficial Nacional do ONU-Habitat/Brasil
Apresentação do Vídeo: Construindo Cidades Resilientes e Sustentáveis – ONU-Habitat

 [Sessão de abertura: Mesa redonda]
Tema: Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade

E
sta mesa buscou contribuir para a reflexão sobre a noção de direito à cidade neste ano do cinquentenário da primeira edição do manifesto de Henri Lefebvre (filósofo e sociólogo francês).
A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) realizada em outubro de 2016 em Quito, Equador, incluiu, pela primeira vez na história, o Direito à Cidade no documento oficial: a Nova Agenda Urbana. Esforços à época fizeram convergir agendas sociais e ambientais que deram novos significados ao Habitat III, principalmente por abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Destacamos este tema em razão dos últimos 50 anos no Brasil a construção das cidades vir depois que as pessoas já estão assentadas. Portanto, hoje, temos de urbanizar os assentamentos de 10 milhões de pessoas que sobrevivem em favelas presentes em todos os tipos de cidades brasileiras.
Portanto, a mesa assumiu um papel substantivo como alerta as novas gerações sobre esta temática, ainda sem o alcance merecido, especialmente pelo anuncio atual da extinção do Ministério das Cidades, pelo governo eleito. Este Ministério tem importante significado como fomentador de políticas de desenvolvimento urbano no país.
Neste sentido o Projeto Nós propomos no seu campo interdisciplinar dialoga diretamente com o Direito à Cidade ao estimular a cidadania ativa. Faz isto ao reconhecer o protagonismo de jovens estudantes no tratamento das questões comunitárias e ao incitá-los a identificar problemas, a conversar com a comunidade sobre estes problemas e a propor resoluções participativas, construindo assim, uma nova visão colaborativa sobre o urbano possível.
Desta maneira a mesa propôs, com esta temática, a inserção ao debate “cidades” o campo educacional, reunindo esforços na direção de oportunizar múltiplos olhares sobre o direito à cidade. O trabalho realizado pelos palestrantes fez com que o objetivo da mesa fosse cumprido.

 1.     Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana

Jônatas Ribeiro de Paula - ONU-HABITAT - Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) - Brasil e Cone Sul
Mestre em Planejamento Urbano pela London School of Economics, trabalhou no ONU-Habitat Sri Lanka com avaliação de políticas de revitalização urbana e remoções e atualmente é Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió, onde trabalha com produção de dados territoriais qualificados sobre assentamentos precários. Foi diretor da ONG TETO, atuou como voluntário na ONG Empty Homes de Londres e trabalha no Instituto Pólis na Plataforma Global pelo Direito à Cidade.
 
2.     Avanços do Projeto Nós Propomos na perspectiva Ibero-Americana

Prof. Doutor Sergio Claudino Loureiro Nunes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL)
Professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL. As suas áreas privilegiadas de ensino e investigação são Ensino de Geografia e Geografia Humana e Regional. Membro do Conselho Diretivo do GEOFORO - Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade. Coordenador do Mestrado em Ensino de Geografia e coordenador do Centro de Formação de Professores. Fundador e coordenador do Projeto Nós Propomos.

3.     Projeto Nós Propomos, participação social e o Direito à Cidade


Prof. Dr. João Bazzoli, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Coord. Região Norte do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Docente permanente do Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional. Pós-doutoramento pelo IGOT/UL com estudo em Participação Social. Presidente da Comissão Especial de Direito Urbanístico da OAB/TO. Foi pesquisador nos Projetos: Projeto Expansão Urbana conduzido pela New York University, Organização das Nações Unidas (ONU) e Lincoln Institute of Land Policy; Global Municipal Database Project conduzido pela UN-HABITAT. Coordenador da Região Norte do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. Coordenador do Nós Propomos Tocantins.

 [Sessão Experiência de Sucesso]
Tema: Protagonismo entre gerações
E
sta sessão mostrou uma das ações relevantes do Projeto Nós Propomos, que culminou na revitalização do Centro Comunitário Viver com Alegria. O grupo de estudantes do Colégio Santa Rita de Cássia, idealizador da ação, apresentou a experiência deste trabalho e a sua participação no I Congresso Ibero-Americano Nós propomos, em Portugal. Este evento internacional serviu para os estudantes apresentarem esta experiência brasileira exitosa.
Foi exibido para subsidiar a discussão temática o documentário Protagonismo entre Gerações que foi produzido com a finalidade de registrar o desenvolvimento desta ação.
Importante salientar que a ação resultou na integração de estudantes de vários níveis de escolaridade (graduação, ensino médio e pós-graduação), além de propiciar durante a construção e realização do trabalho a participação comunitária efetiva, a partir de audiência pública de levantamento de necessidades até os trabalhos operacionais, realizados por meio de mutirão e com apoio voluntário de técnicos especializados.
Portanto, para exposição e debate a sessão reuniu os estudantes idealizadores para relatar a vivência e conivência no processo, os beneficiários para que a partir do seu lugar de fala demonstrasse a satisfação e as angustias para prosseguir nas etapas posteriores de colocar o local em funcionamento efetivo,  e, por fim, os apoiadores, isto no esforço de moldar a tecnologia social aplicada, disseram sobre os caminhos para a efetividade prática, presente e futura, desta ação.


1.     Transformação social: ação conjugada escola e comunidade
2.     Parcerias: construção coletiva e transformação social

Da esquerda para a direita: 1. Prof.ª Merian Lopes de Sousa – CEM Santa Rita de Cássia (púlpito)/ Alunos do CEM Santa Rita de Cássia: 2. Mikelle Souza de Almeida; 3. Lucas Cunha Borges; 4. Daniel Ribeiro Costa; 5. Prof. Mairo Cândido Rodrigues (CEM Santa Rita de Cássia); 6. Antônia Araújo de Freitas: Presidente do Instituto Viver com Alegria; 7. Fernanda Toledo - Diretora Executiva da Fundação Alphaville.

Assista o documentário: Protagonismo entre gerações (clique no link acima)

[Sessão game educativo]
Tema: Cidade em Jogo: educação, cidadania e política
E
sta sessão foi iniciada com a indagação: Por que falar de educação, cidadania e política com os jovens?
Pesquisas revelam que 65% dos jovens gostariam de aprender sobre política na escola e identificam que 63% dos jovens não participam da política por não se interessarem, não entenderem ou não saberem por onde começar.
O Brasil está passando por uma crise de credibilidade de sua classe política e, para enfrentar esse momento, é preciso que haja uma aproximação da população – principalmente a jovem - com as esferas públicas.
Naturalmente fica a dúvida de como se aproximar da juventude, diante do constante avanço tecnológico e da conflituosa coabitação entre as diferentes gerações. Pensando nisso a Fundação Brava e o Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, desenvolveram o Cidade em Jogo, um game educativo que tem o objetivo de auxiliar os professores e professoras na abordagem de temas relacionados à educação política e à cidadania em sala de aula, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico de seus alunos transformando cada um deles em prefeitos por um dia.
Neste contexto cabe lembrar que se encontra em trâmite na Câmara Federal o Projeto Escola sem partido que preocupa por representar um retrocesso na Educação e a grave ameaça à liberdade dos professores dentro da sala de aula.
Nota-se que a partir de pontos comuns é possível conjugar ações conjuntas entre Nós Propomos e Cidade em Jogo. Quais seriam estes pontos comuns? A finalidade de transformar os nossos jovens em cidadãos críticos e conscientes; O interesse de mostrar a relevância do jovem participar cada vez mais ativamente da vida pública; O objetivo de fazer o jovem entender que cidadãos mais ativos e participantes da gestão municipal podem contribuir para cidades cada vez mais transparentes, inteligentes e justas; Principalmente o de transformar a teoria em prática.


 1.      Educação, cidadania, gestão pública e democracia

Prof.ª Doutora Maria, da Conceição Jesus Ranke – Projetos - Seduc
Rodrigo Vaz de Almeida - Representante da Fundação BRAVA

 

O que foi possível aprender nesta dinâmica Cidade em Jogo:
1.     Entender conceitos essenciais da gestão pública como priorização, equilíbrio fiscal e tomada de decisão;
2.    Avaliar de forma crítica conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais e comparar diferentes pontos de vista;
3.    Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas através das legislações ou das políticas públicas;
4.    Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social;
5.    Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades;
6.    Reconhecer a função dos recursos naturais e as mudanças provocadas pelas ações humanas.
Intervalo para almoço
Almoço oferecido pelo Colégio São José – Diretor Prof. José Antônio Gama Aguiar
14h às 17h – TARDE

Apresentação cultural

  [Sessão desenvolvimento do Nós propomos Tocantins]
O
 Projeto Nós Propomos dentro da ideia de protagonismo juvenil dedica este espaço de apresentação dos trabalhos ao jovem estudante, por entendê-lo como elemento central da prática educativa, pois, este jovem que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é que o protagonismo juvenil reforçado pelo Nós Propomos possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos. Para além disso, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito, o que contribui efetivamente para a transformação social.

Instituição da Comissão avaliadora: Da direita para esquerda: 1. Aline Sueli de Salles Santos; 2. Juliana Fernandes Cunha; 3. Suyene Monteiro da Rocha; 4. Kássia da Costa Vieira; 5. Érika Gonçalves Pires; 6. Lívia Jorge Sales Teófilo; 7. Lucimara Albieri de Oliveira; 8. Daniel Vallerius.
         
1.  UMA PRAÇA EM MINHA VIDA: PROPOSTA DE MUDANÇA NA PRAÇ A BRASÍLIA, NO BAIRRO AURENY I, PALMAS – TO
Escola
Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
Professor Orientador
Francisco de Assis Silva Nascimento
Componentes
Aluna 1: Ana Julia Sousa Silva
Aluna 2: Anazilia Gabriele Moreira
Aluno 3: Getúlio Guera Folador
Aluna 4: Iorrana Brenda Mesquita Ferreira
Aluno 5: Pedro Lucas Braga de Azevedo
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito


 2. ILUMINAR
Escola
Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday
Professor Orientador
Osvaldo Ribeiro de Souza Neto
Componentes
Aluno 1: Davi Henrique Araujo Mascarenhas
Aluna 2: Eduarda Nasser Siqueira
Aluno 3: Matheus Lucena Santos
Aluna 4: Sofia Dallet Rocha Lopes
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
3. HORTA DE ESCAMBO
Escola
Centro de Ensino Médio Santa Rita  Cássia
Professor Orientador
Advaldo Dias do Prado
Componentes
Aluno 1: Daniel Gois     Aluno 2: Helber de Oliveira
Aluna 3: Maria Alice Hardman  Aluna 4: Maria Eduarda Hardman
Aluna 5: Victória Regina
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
4. TOCANDO EM FRENTE
Escola
Escola Estadual Liberdade
Professores Orientadores
Hibrahim Soares Lima e José Luiz Pinheiro de Carvalho
Componentes
Aluno 1: Alysson Silva   Aluna 2: Anne Karolliny
Aluno 3:  Dario Amorim   Aluna 4:  Emilly Santos
Aluno 5:  Giovanni Miranda   Aluna 6: Luana Rodrigues
Aluno 7: Rubens Fabiano    Aluno 8: Wanderson Bruno
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito

5. REATIVAÇÃO E RESTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO CIDADÃO DO AURENY I
Escola
Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
Professor Orientador
Jocer Neto
Componentes
Aluno 1: Lucas Gonçalves   Aluna 2: Maria Beatriz Luna
Aluna 3: Leiliane Araujo    Aluno 4: Marcos Antonio
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
6. LIXO NO LUGAR CERTO
Escola
Colégio Estadual São José
Professora Orientadoras
Marlene da Silva e Naíra Leci dos Santos Barreira
Componentes
Aluno 1: Lucas Daniel Alves Feitosa  Aluna 2: Alane Lopes Bezerra
Aluna 3: Delyzieê Dias Alves Aluna 4: Flávia Fonseca Santana de Souza
Aluno 5: Victor Américo Barreira
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
7. CRIAÇÃO DA PRAÇA DA QUADRA 407 NORTE
Escola
Centro de Ensino Médio Castro Alves
Professor Orientador
Jucélia Ribeiro Tito
Componentes
Aluno 1: David Manoel Rodrigues Aluna 2: Jéssica Araújo Lora
Aluna 3: Mariana Ramalho Guedes Aluno 4: Pedro Afonso Castro Gomes
Aluno 5: Matheus Nóbrega Barbosa Aluna 6: Ana Paula Lopes Miranda
Aluna 7: Lorena de Abreu Pacheco.
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito


8. HIDRATA PALMAS
Escola
Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday
Professor Orientador
Osvaldo Ribeiro de Souza Neto
Componentes
Aluna 1:. Beatriz dos Santos Souza Aluno 2: Lauro Ferreira
Aluna 3: Lorena Guntendorfer Viana Aluna 4: Sandriene Travassos S. Silva
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
9. CENTRO DE ASSISTÊNCIA A MULHER
Escola
Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia
Professor Orientador
Carlos Kagueiama
Componentes
Aluno 1: Amanda Amorim Marinho Aluno 2: Aisha dos Santos Hortegal
Aluno 3: Anna Paula Martins De Oliveira Aluno 4: Weryka Vitória Primo da Silva Brito
Aluno 5: Aryadne Vitória Silva Luna
Slides (Apresentação)
Trabalho escrito
Apresentação cultural

Avaliação e apresentação de resultado das avaliações
Tabela 1: Apuração por itens de avaliação/Média por item e Média Final
Fonte: Notas dos avaliadores/Planilha Excel Microsoft


COMEMORAÇÃO




APOIO
           

 
 
 



REGISTRO DE DESTAQUE
Lucas Emmanuel Silva Teixeira

O estudante Lucas Emmanuel Silva Teixeira, integrante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi o responsável por acompanhar o desenvolvimento das atividades do Projeto Nós Propomos em cinco escolas de Palmas/TO.
A sua importante atividade acadêmica consistiu em realizar oficinas tendo como foco a temática “Direito à Cidade e seus desdobramentos” (Plano Diretor; Habitação; Mobilidade; Infraestrutura urbana; outros), além de orientar os professores e alunos no desenvolvimento das propostas, que foram apresentadas no III Seminário estadual do Nós Propomos.
No ano de 2018 foram realizadas onze oficinas nas cinco escolas públicas de ensino médio integrantes do Projeto, que resultaram em mais de vinte horas de atividades expositivas e práticas, com 120 participantes, entre professores e alunos. Para além disso foram prestadas assessorias aos alunos e professores desta rede com percurso estimado de viagem na cidade, para visitas às escolas, de aproximadamente 150 Km.
Também, foram administradas atividades pela rede social WhatsApp de comunicação entre os integrantes do Projeto, de transmissão de avisos, de resolução de dúvidas e de integração de informações relevantes ao desenvolvimento dos trabalhos.
A coordenação do Projeto Nós Propomos faz este registro, cumprimenta e agradece ao Lucas Emmanuel pelo relevante trabalho de cidadania prestado a comunidade acadêmica e aos estudantes e professores das escolas que receberam seus préstimos.


RESUMO:
Este trabalho objetivou a apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Palmas, tendo o eixo temático estruturante: Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade. A metodologia aplicada à atividade buscou estabelecer um embasamento teórico com a finalidade de fortalecer as teses trabalhadas e convertidas em propostas de resoluções de problemas urbanos formulados pelos estudantes do ensino médio, resultantes de estudo de casos. 
Neste viés foram debatidos o direito à cidade neste ano do cinquentenário da primeira edição do manifesto de Henri Lefebvre (filósofo e sociólogo francês), fez parte dos debates a Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Bem como, ficou demonstrada a preocupação com a possível extinção do Ministério das Cidades, pelo governo eleito. Este Ministério tem importante significado como fomentador de políticas de desenvolvimento urbano no país.
Neste trabalho foi mostrada uma das ações relevantes do Projeto Nós Propomos, que culminou na revitalização do Centro Comunitário Viver com Alegria, tendo como registro da ação o documentário Protagonismo entre Gerações.
Importante salientar a discussão sobre a abordagem de temas relacionados à educação política e à cidadania em sala de aula, como temas que estimulam o pensamento crítico dos alunos transformando cada um deles, em contradição ao Projeto Escola sem partido que está em trâmite na Câmara Federal e preocupa por representar um retrocesso na Educação e a grave ameaça à liberdade dos professores dentro da sala de aula.
Por fim, tentou-se estabelecer o vínculo do Projeto Nós Propomos, dentro da ideia de protagonismo juvenil, como elemento central da prática educativa. Pois, o jovem que participa de todas as fases da prática educacional, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas reforça o protagonismo juvenil e estimula a participação social, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos.
Desta maneira, a atividade conseguiu atingir o objetivo de preparar os jovens para entender um pouco sobre o contexto abordado e possibilitou durante a apresentação dos trabalhos estabelecer os vínculos ao eixo central pretendido pelo trabalho.
Inscritos no evento: 189 participantes

Um comentário:

  1. O slide do projeto "Horta de Escambo" está incompleto. Poderia colocar o completo?

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