Histórico



O Projeto Nós Propomos de origem no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL) - clique aqui e conheça as atividades em Portugal - veio para o Brasil por meio de convênio celebrado com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Em breve relato o Prof. Doutor Sérgio Claudino, Coordenador do Projeto em Portugal, expõe a estruturação do Projeto e sua operacionalização - clique aqui e assista ao vídeo -
 

Em 2014 a Universidade Federal do Tocantins (UFT) formalizou parceria com a Secretária de Educação do Estado do Tocantins e iniciou em 2015 o trabalho de sensibilização nas comunidades escolares nas cidades tocantinenes, com a finalidade de buscar a adesão dos professores e alunos. Neste mesmo ano foram realizadas várias apresentações e atividades relacionadas a implantação do Projeto que estava prevista para o ano de 2016.

No dia 23 de fevereiro de 2016 o Projeto foi lançado oficialmente e suas atividades passaram a ser programadas com a finalidade de interação entre os agentes: universidade, escola de ensino médio e da população em geral. 

Registro de todas as atividades que antecederam o lançamento do Projeto no Tocantins - Brasil.


O Projeto Nós Propomos! está crescendo no Brasil - Universidade Federal de Tocantins - "Realizamos trabalho de sensibilização do Projeto Nós Propomos na Escola Raquel de Queiroz, localizada na Região Sul da cidade de Palmas. Foi excelente a receptividade pelos estudantes e pelos professores. O Projeto começou a tomar corpo e se tornou o assunto principal nas escolas de Ensino Médio nas cidades que estão participando das atividades." (BAZOLLI, 30/11/2015).




Projeto Nós Propomos! - Brasil - Universidade Federal de Tocantins. Foi a vez da cidade de Gurupi, localizada a 215 Km de Palmas a capital do Estado do Tocantins. O Projeto Nós Propomos foi apresentado no Colégio Bom Jesus no dia 23 de novembro de 2015 para os diretores, professores e alunos de diversas escolas da cidade e impressionou o entusiasmo dos que participaram da apresentação. Lembrando da importância das parcerias neste projeto com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT/UL), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretária de Educação do Estado do Tocantins (SEDU/TO).


Universidade Federal de Tocantins. Fomos muito bem recebidos pela gestora da Escola Liberdade, Professora Nazaré. Nesta escola localizada na Região Norte da cidade de Palmas realizamos uma produtiva reunião de trabalho no dia 15 de novembro de 2015 com a participação de professores e alunos para apresentar o Projeto Nós Propomos.


Universidade Federal de Tocantins - Trabalho de sensibilização com Diretores das escolas em Araguaína no dia 18 de novembro de 2015. A cidade fica na região norte do Estado do Tocantins à 400 quilômetros da Capital Palmas. Muito entusiasmado pois o Projeto Nós Propomos terá como Eixo a Revisão do Plano Diretor da cidade que está em discussão. Universidade, Escola e Prefeitura unem-se neste Projeto.

  


O Projeto Nós Propomos foi contemplado com recursos do Programa de Extensão Nacional - Proext/2016 e por este motivo definimos em conjunto com a Secretaria Estadual da Educação pela publicação de um livro com o resultado da produção de alunos e professores ao final da edição de 2016. Temos o calendário de viagens fixadas para o dia 18 de novembro, estaremos em Araguaína (Região Norte), e no dia 23 de novembro em Gurupi (Região Sul).

 


Projeto Nós Propomos - Universidade Federal de Tocantins/Brasil. O Projeto avança e no último dia 03 de junho de 2015 em reunião na Delegacia Regional de Ensino de Palmas estruturamos o cronograma de desenvolvimento do Projeto e definimos iniciar as atividades em fevereiro de 2016.

No dia 15 de maio de 2015 na Diretoria de Ensino fizemos a apresentação da proposta e percebemos um forte interesse na adesão pelos professores. O trabalho envolverá os alunos do ensino médio na perspectiva da educação à democracia participativa e consistirá na identificação de problemas urbanos locais, pesquisa e literatura, trabalho de campo e apresentação de resolução dos problemas encontrados.

Registramos a reunião na Secretária da Educação do Tocantins, neste 06 de maio de 2015, que lançou a semente para o fortalecimento da parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Finalmente foi firmada a parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e nesta reunião discutimos os ajustes necessários para a efetiva implantação do Projeto Nós Propomos, no Tocantins. Este projeto inovador propiciará um avanço na proposta da educação integral e humanizada. Promover a cidadania ativa junto da população jovem, prepará-los para a participação social e estimular a educação na vertente da democracia participativa, que é fundamental, considerando este contexto atual de uma notória crise representativa.

Uma conquista da Universidade Federal do Tocantins - UFT - com o registro da assinatura do convênio, em Lisboa, entre a UFT e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, no dia 27 de novembro de 2014, para desenvolver o Projeto Nós Propomos no Tocantins, na busca da participação cidadã qualificada como promoção da justiça territorial. Precisamos levar os jovens secundaristas ao debate acerca do Direito a Cidade. Portugal e Tocantins num esforço conjunto na consolidação da democracia participativa. Novembro de 2014.


















 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário