Objetivos




O Projeto objetiva elaborar propostas de resoluções de problemas urbanos nas cidades tocantinenses de Palmas, Araguaína e Gurupi, a partir da identificação e da pesquisa local.


Para atingir este objetivo serão realizadas ações no sentido identificar os problemas urbanos e promover a sua discussão com a comunidade, para que, num processo participativo, sejam apresentadas as resoluções viáveis destes problemas identificados.

As atividades serão desenvolvidas pelos alunos do ensino médio e orientados pelos professores das escolas participantes. A universidade dará o apoio técnico e científico, aos alunos e aos professores orientadores, por meio de atividades de nivelamento, minicursos e seminário de socialização dos trabalhos.

As atividades consistirão substancialmente na identificação de problemas urbanos locais, na promoção de pesquisa de campo e consulta à comunidade, e na elaboração e apresentação das propostas de resolução dos problemas encontrados.
Com as atividades desenvolvidas durante a execução do Projeto se pretende conscientizar os participantes acerca da necessidade da criação de espaços estimulantes para implementar alternativas diversificadas de democracia participativa, pela consolidação de canais abertos e alternativos (a exemplo deste Projeto), com a finalidade de garantir uma participação plural e qualificada na gestão democrática das cidades.

O trabalho a ser desenvolvido possibilita ao longo do tempo ampliar o envolvimento público em atividades participativas através de iniciativas que possibilitem uma elevação do nível de consciência dos participantes, sempre numa perspectiva pluralista. Pretende-se enfatizar aos participantes que os estímulos às mudanças de comportamento mostram a existência de um potencial para ampliar sua dinâmica interativa com o Poder Público, também, estimular e consolidar um eficiente e consistente processo de participação popular para mostrar que é necessário assegurar, por meio da cidadania efetiva, a promoção do desenvolvimento das cidades, onde as pessoas e o meio ambiente estejam inseridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário