Introdução

Nesta última década no Brasil há um apelo crescente ao desenvolvimento de práticas de governança territorial vinculada a uma participação democrática e popular na gestão de cidades. O Projeto Nós Propomos tem o olhar inserido neste contexto e por este motivo entende que seja necessário estimular e contribuir para o avanço da democracia participativa no País. Porém para acontecer a participação efetiva e qualificada depende da formação cidadã. Esta é a função principal do Projeto que pretende despertar nos jovens estudantes das escolas de ensino médio da rede pública, com a promoção de atividades práticas de cidadania, o interesse pelo debate sobre a cidade onde vivem. "A cidade que queremos".
Constatam-se na literatura e em projetos desenvolvidos nas universidades brasileiras várias iniciativas de trabalhos com a mesma abordagem temática, porém, com enfoque na apresentação de problemas urbanos. Este Projeto inovador buscará antecipar a participação popular formal e institucional, quer preparar os jovens para esta nova pratica cidadã de maneira diferente, por este motivo não pretende substancialmente mostrar problemas, mas apresentar propostas de resoluções.
Este Projeto com as suas ações pretende, com a colaboração entre a universidade e as escolas do ensino médio no âmbito da identificação e da pesquisa, não só elaborar propostas fundamentadas de resoluções de problemas locais, mas socializá-las com a promoção de painéis, seminários, rodas de conversa, com o intuito de provocar reflexão sobre as questões urbanas locais numa perspectiva multidisciplinar.
Portanto, pretende-se por meio desta ação de responsabilidade social promover a "cidadania ativa”, que estará respaldada pela forte tradição e o histórico de dinamização de projetos de cidadania comunitária realizados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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