quarta-feira, 21 de junho de 2017

Integrantes do Nós Propomos realizam palestras no Colégio Estadual Tiradentes em Palmas


Um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes participou na manhã desta quarta-feira, 21, de palestras sobre o Estatuto das Cidades e Acessibilidade. Os estudantes foram bastante receptivos  e já formaram um grupo para desenvolver o Projeto Nós Propomos na unidade escolar.




A aluna especial do Doutorado em Desenvolvimento Regional, Maria da Vitória Costa e Silva, falou sobre a Democracia Participativa e o nascimento do projeto no ano de 2011 em Lisboa. "Temos uma satisfação enorme de trazer para esses jovens uma nova forma de olhar para o seu cotidiano, para as ferramentas e espaços públicos que eles utilizam diariamente. Esse senso crítico irá acompanhá-los por toda a sua vida e com certeza será transformador", destacou a pesquisadora.

Para a jornalista e mestranda em Desenvolvimento Regional, Eliene Campelo, a oportunidade que estas escolas estão trazendo para seus alunos deve ser valorizada. "Nem todas as nossas crianças tem essa chance de fazer um raio x de seu bairro, interagir com a comunidade; além disso, entender as políticas e como o poder público age vai auxiliar esses grupos nas tomadas de decisão  no futuro", concluiu Campelo.





Durante a abertura das palestras a professora Maria Leda, falou que os alunos devem aproveitar esta ação para “despertar sua consciência cidadã, já realizamos outros projetos no passado e sempre obtivemos bons resultados”, afirmou.

Ainda de acordo com Maria Leda a palestra trouxe estímulo e conhecimentos novos para os alunos. "É bom sentir que eles estão empolgados e que desejam aprender mais sobre cidadania e democracia", concluiu a professora.

Na exposição foi utilizada a cartilha sobre acessibilidade confeccionadas pelo Ministério Público Estadual do Tocantins. Foram tratados os seguintes eixos temáticos com os alunos:
1.     Relato de experiência sobre o Projeto Nós Propomos;
2.     Principais Diretrizes do Estatuto das Cidades (Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001);
3. Acessibilidade (apresentação de cartilha elaborada pelo Ministério Público do Tocantins: ACESSIBILIDADE PARA UMA CIDADE MELHOR);
4.       Técnicas de elaboração de Plano de Ação para a otimização das atividades do Nós Propomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário