Conforme previsto começou, na tarde desta sexta-feira (09), em Araguaína, o seminário “Araguaína em Foco: participação e direito à cidade”, organizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Universidade de Lisboa (IGOT/UL), a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte do Tocantins (Seduc) e a Comissão de Direito Urbanístico da OAB/TO, o evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Araguaína.
As palestras do evento abordaram essencialmente à cidade e o exercício da cidadania, pilares que vem norteando o projeto desde os primórdios, uma vez que este tem como objetivo incentivar a democracia participativa o seu público alvo extrapolou o público habitual do Nós Propomos, ou seja, alunos de ensino médio de escolas públicas, contemplando, também, as lideranças da cidade de Araguaína, bem como presidentes de bairros.
Tendo em vista que a educação à cidadania dos jovens é de suma importância para o projeto, tiveram espaço para apresentações no evento os alunos das escolas CEM Paulo Freire e Colégio Guilherme Dourado, participantes da edição de 2016.
O evento foi divido em três eixos temáticos: O direito à cidade; As dinâmicas da vivência e o Projeto Nós Propomos, confira a ementa de cada tema:
Ementa: Pretende-se com o tema introduzir a discussão sobre a questão urbana e os instrumentos de gestão da cidade, incluindo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor, Regularização fundiária, participação popular e o Conselho das Cidades.
Ementa: Pretende-se com o tema discutir com os participantes, vivências em torno: (a) da gestão de conflitos relativos à representação coletiva; (b) de processos de negociação entre segmentos sociais e atores sociais com interesses divergentes; (c) da construção de agendas e programas de trabalho entre atores e segmentos sociais diversificados; (d) de processos de tomada de decisão em torno de escolhas de prioridades em contextos adversos provenientes.
Ementa: Apresentar e discutir o Projeto Nós Propomos que é originário do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL) e será executado pela UFT em parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. O Projeto objetiva 'elaborar propostas para resolução de problemas urbanos' em cidades tocantinenses, pelos jovens estudantes do ensino médio da rede pública. Neste Seminário, para além de se pretender estimular os jovens tocantinenses a conhecer os mecanismos para a participação popular e educá-los para a democracia participativa, também promover a interação com as associações de moradores. A metodologia aplicada ao Projeto consistirá em diagnóstico de problemas locais, revisão básica de literatura sobre o tema, pesquisa de campo e a socialização dos resultados alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário