No dia 14 de agosto (segunda-feira), às 07h30, os alunos do Centro de
Ensino Médio Tiradentes (Michel, Brunna, Júlia, Taís Laíla, Gabriela e a aluna
voluntária Lígia) realizaram visita à comunidade (quadra 806 sul).
Eles foram acompanhados pelo professor Paulo, a coordenadora do projeto
na escola Maria Leda e a aluna Lavínia do curso de Direito da UFT.
Posteriormente, construíram, conjuntamente, um mapeamento das dificuldades
encontradas pelas pessoas que possuem mobilidade reduzida. Escolhendo como
referência principal as rampas de acessibilidade para os usuários do transporte
público de Palmas.
A respeito da visita in loco
os alunos fizeram as seguintes colocações:
Eu me sinto lisonjeada por participar de algo tão
grande e de pouca percepção do público da nossa escola. Agradeço a oportunidade
e espero que muitos possam passar por esta experiência. (BRUNNA GUALBERTO, 3ª Série).
Hoje foi uma ação muito importante. Conhecemos de
perto as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência física. Depois
de hoje, entendi a real importância da acessibilidade, pois essa caminhada com
a Lígia nos mostrou como é viver diariamente com a insegurança por conta da
inacessibilidade nas NS 4 e 10 no setor sul de Palmas/TO. (TAÍS LAÍLA JERÔNIMO, 3ª Série).
A ação realizada hoje na NS 10 e NS 4 foi bastante
produtiva e sensibilizadora. Produtiva por ter nos dado conhecimento da atual
situação de falta de acessibilidade que se encontra. Sensibilizadora por ter
visto a dificuldade em que a aluna Lídia encontra para subir na rua no ponto de
ônibus e andar sobre as calçadas que não são adequadas para o rolamento da
cadeira de rodas. (JÚLIA MARTINS, 3ª
Série).
Por fim, destacamos que em relatório enviado pela Coordenadora na escola,
Maria Leda M. L. Pereira, foi mencionado o entusiasmo dos alunos envolvidos no
Projeto Nós Propomos e que estes reconhecem a mesma enquanto ação de grande
relevância social, uma vez que oportuniza um olhar diferenciado para os
problemas de sua comunidade, bem como a proatividade na busca de soluções.
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