segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Centro Comunitário Viver com Alegria local de integração


A exibição do documentário Protagonismo entre Gerações que ocorreu no dia 24 de outubro de 2018, no Centro Comunitário Viver com Alegria, promoveu a integração entre os estudantes do Colégio Santa Rita Cássia e os da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além da comunidade local.  
                     
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6kG7gz9D95HsKoa9njRXrSXg-fbxkCf5H3j2SAdODXErLFuLZGdOyWWrCVWmKVHw81hD-49a6HO7CHGORbo9giOkauuiZakuQScUYrFb1eSsQbteIRqCDlsAzQw93EK3rw0PK3yTEdvc/s1600/IMG-20181026-WA0002.jpg

Os estudantes do Colégio Santa Rita de Cássia, idealizadores da ação de revitalização do Centro Comunitário Viver com Alegria, relataram sobre a participação do grupo no I Congresso Ibero-Americano Nós propomos, em Portugal. Este evento internacional serviu para os estudantes mostrarem esta experiência brasileira exitosa. Além disso, a experiência pessoal da viagem proporcionou ao grupo uma nova visão de mundo, por ampliar o conhecimento acerca de temas variados. 
Durante a exposição do grupo, neste evento do Centro Comunitário, o estudante Lucas Cunha Borges  pontuou que "foi gratificante saber que fizemos um bom trabalho no nosso Estado, foi  muito elogiado, isto só nos motivou produzir cada vez mais e ter certeza de termos o potencial de irmos cada vez mais longe". 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB6FhYTrypx71IK3nNK7vhNb8ETW6B7RIQzlr233A8D_xlMfKhs6VRCxsLyUFhnKZuAta340GQsSUgu7_JZ8FJLBwytLoWVfk9Irka2AP9AZZQKIAged0jaUHBTq18I7UYkgb7Oq-DRk4/s1600/IMG-20181026-WA0006.jpg

A presidente do Centro Comunitário Antônia Araújo de Freitas afirmou que o local, além de propiciar lazer e cultura, poderá nesta nova configuração, acolher idosos que estão à espera de atendimento hospitalar e se encontram em situação de vulnerabilidade. Lógico que para isto dependerá de uma nova etapa de estruturação, tanto que solicitou doação de camas e colchões para este atendimento.  
A ação intergeracional se identificou a partir do interesse dos estudantes proponentes da revitalização integrar esta nova configuração do espaço revitalizado e demonstrarem a pretensão de utilizar o local para atividades de lazer, esporte e cultura.
O evento que teve como objetivo principal mostrar o registro da ação e avaliar o seu impacto na comunidade possibilitou aos atores envolvidos pontuar os ganhos, discutir as potencialidades do local e entender as dificuldades para avançar na etapa de incrementar as várias atividades sugeridas pelos participantes.
Importante salientar que a exibição do documentário foi essencial para a reflexão sobre a participação comunitária no processo da concretização do sonho de ver este espaço revitalizado. Os atores com atenção e concentrados durante a exibição do documentário se reconheceram protagonistas, tendo este espaço urbano público como objeto e o símbolo de uma conquista coletiva.  
 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário