terça-feira, 28 de junho de 2016

As atividades internacionais do Nós Propomos



O Professor Juan Martín Martín, desde la Ciudad Real, Castilla La mancha, Espanha, publicou no seu Blog notícias sobre o Projeto Nós Propomos em desenvolvimento desde 2015 pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Brasil. O Projeto está em tratativa na Espanha e se incorporou ao Ano Internacional de entendimento Global.



Veja a noticia na íntegra, clique no link:


Foi publicado um texto explicativo sobre o Projeto clique no link e conheça esse importante material.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Material produzido em Portugal é recebido pelo projeto

A Equipe tocantinense recebeu o material do Projeto Nós Propomos produzido em Portugal, um cdrom composto por centenas de propostas de resolução de problemas locais elaboradas por alunos de escolas de todo o país. Esse conteúdo será utilizado pelos orientadores nas escolas brasileiras do Tocantins, para elucidações e conhecimento da realidade portuguesa.
A equipe da Universidade Federal do Tocantins entendeu que este material será primordial na aplicação dos nivelamentos temáticos que estão sendo realizados, pois facilitará o entendimento sistêmico do Projeto, e como acervo rico para a revisão bibliográfica na produção dos trabalhos locais.   
O responsável pelo Projeto no Tocantins Prof. Bazolli elogiou a iniciativa portuguesa e teceu elogios ao Prof. Sérgio Claudino pelo importante trabalho, mencionou que este trabalho pode ser considerado "um verdadeiro compêndio" no sentido histórico do Projeto.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Apresentação Colégio Rachel de Queiroz

Na tarde do dia 16/06 (quinta-feira) os alunos da Disciplina de Direito Urbanístico, Isaac Breno e Vitor Sandoval, e a aluna responsável pela escola, Vanina Pinheiro, realizaram uma atividade no Colégio Rachel De Queiroz.
Primeiramente, os alunos de Direito Urbanístico fizeram uma apresentação sobre Estatuto da Cidade, enfatizando seus princípios, objetivos e consequências. Dentre os presentes estavam alunos participantes do Projeto Nós Propomos!, mães destes alunos, além de professores e outros alunos da escola que não estão participando do projeto.

Concluída a apresentação e sanadas as dúvidas dos ouvintes, foi feita uma reunião para discutir o andamento do projeto na escola. Ao fim, ficou agendada apresentação sobre Plano Diretor para a sexta – feira (24/06).


sábado, 11 de junho de 2016

Apresentação no CEM Taquaralto

Neste sábado (11/06) os alunos do Cem Taquaralto receberam a visita do Coordenador  do Projeto Nós Propomos! na Universidade Federal do Tocantins, professor Bazolli, a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (UFT) e responsável pela escola, Gláucia Renovato e os acadêmicos de Direito Urbanístico (UFT). 
Posteriormente, reuniram-se no pátio da escola para a  apresentação de um vídeo ilustrativo que tratou dos assuntos discutidos ao longo do projeto. Após a exibição deu-se início a uma conversa com a finalidade de esclarecer alguns conceitos como Estatuto das Cidades e Plano Diretor, dentre outros relacionados à participação popular e a democracia participativa nas cidades. 
O debate chamou a atenção dos alunos e estes interagiram expondo suas percepções, destacando, entre elas, a necessidade de uma posição mais ativa na tomada de decisões que vão influenciar o seu próprio dia a dia. De maneira geral, foi um encontro produtivo, uma vez que conseguiu reunir muitos dos alunos do Cem Taquaralto e reforçou temas de grande importância e que muitas vezes são pouco discutidos.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

Reunião com alunos e comunidade local ocorre na Escola São José



No último sábado (04/06) o Coordenador  do Projeto Nós Propomos! na Universidade Federal do Tocantins (Prof. Doutor João Bazolli), o aluno responsável pela escola (Vitor Mamede) e dois alunos da disciplina de Direito Urbanístico (Izabela Coelho e Tárcio Warlen) realizam um reunião com alunos da Escola São José.
A reunião começou às 8h30 e contou com a presença da comunidade  e dos pais dos alunos do colégio e, dentre eles, os pais dos estudantes participantes do projeto Nós Propomos. 
A programação teve inicio com fala realizada pelo aluno Vitor, este apresentou o projeto e seus objetivos a toda comunidade presente.  Logo em seguida o Prof. Doutor  Bazolli fez uma introdução sobre o Estatuto das Cidades  que foi complementada com apresentação dos alunos da disciplina de Direito Urbanístico (graduação).



sábado, 4 de junho de 2016

Reunião Colégio Rachel de Queiroz

No dia 03/06 ( sexta-feira) os alunos do mestrado (Agnelo e Ronildo Borges), os alunos da disciplina de Direito Urbanístico (Isaac Breno e Vitor Sandoval), um membro da Equipe UFT (Vanina) e os alunos do Colégio Rachel de Queiroz (grupo de sete alunos  entre primeiro e terceiro ano) se reuniram. Na reunião foram apresentados os vídeos da série “Como hackear a cidade’’ e a partir dai foram levantados questionamentos.
Foi pontuada a importância da participação social,  incitando os alunos a refletir sobre o que é cidade e cidadania. Nesse ponto, enfatizou-se a relevância do
Projeto Nós Propomos como oportunidade para os alunos chamarem atenção do poder público e mostrarem como os problemas da comunidade as vezes não são tão difíceis de serem solucionados, basta querer fazer.
O grupo da escola discorreu sobre os muitos problemas do bairro. Neste diálogo foi destacado o caso de uma obra parada que o governo começou a cerca de 3 anos. O projeto, segundo a fala dos alunos, é do Complexo Jovem Campeão – um local para prática de esportes, contando com quadra poliesportiva, quiosques e outros equipamentos. Os alunos apontaram que, antes do início da obra, o local era muito utilizado pela comunidade em geral, pois existiam campos para prática de futebol. Com a obra iniciada, porém não concluída, o local ficou abandonado. O local diagnosticado fica a algumas quadras da escola (5 minutos a pé). Para o próximo encontro, os alunos ficaram responsáveis por apresentar um histórico do lugar (antes/depois da interferência do poder público) em questão, com base em pesquisas e aplicação de questionário com a comunidade. Além de buscar mais informações sobre o processo da obra.


 
 


Ficou agendada, também, a data para a apresentação do Mestrado e dos alunos de Direito Urbanístico: 16/06 (quinta-feira) às 14 horas


Agenda Nós Propomos!

Para facilitar a divulgação das agendas do projeto nas escolas disponibilizamos a AGENDA NÓS PROPOMOS!
Atualmente contamos com as seguintes datas/locais:

Para otimizar a sua atualização fixamos a agenda ao final da página do blog (depois das postagens). Sendo assim, a medida que acrescentamos informações novas estas serão imediatamente disponibilizadas no blog.

Esta ferramente que vem para simplificar a divulgação das ações do projeto se faz muito útil, uma vez que ao clicar no evento podemos acessar mais detalhes sobre este e adicioná-los a agenda. 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nós Propomos em Araguaína



A equipe local do Nós Propomos de Araguaína, coordenada por Luciana Barbosa, realizou nos dias 30 e 31 de maio passado as ações de nivelamento, de articulação e de promoção de atividades no sentido de assegurar aos professores e alunos das escolas participantes do Projeto a inserção ao conhecimento prático e teórico de temas urbanos.


Professores das escolas que participam do Projeto
A programação consistiu em atividades diversificadas e iniciou no dia 30 de maio, tarde, com um Workshop no CEM Paulo Freire tendo sido explorado o tema: Participação social, Plano Diretor e Estatuto da Cidade. Estiveram presentes neste trabalho os professores e coordenadores dos Centros de Ensino Médio de Araguaína. Essa atividade consistiu numa breve explanação do Projeto, na releitura da Cartilha orientadora do Projeto e na exibição de vídeos instrutivos. Na sequência um produtivo debate sobre o tema do Workshop, com enfoque na Revisão do Plano Diretor de Araguaína.




A participação do aluno Gustavo
Na continuidade da programação, dia 31 de maio, manhã, no auditório do Paço Municipal, aconteceu um Painel: Plano Diretor Participativo, com a parceria da Prefeitura Municipal de Araguaína e a Ordem dos Advogados do Brasil – Araguaína/Comissão Especial de Direito Urbanístico, tendo esta atividade como tema central a Revisão do Plano Diretor de Araguaína. Nesta oportunidade o Engenheiro Dr. Frederico Minharro Prado, Secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Araguaína, apresentou a proposta de Revisão do Plano Diretor que está em discussão em reuniões promovidas pela Prefeitura nas diversas regiões da cidade. Em seguida o Prof. João Bazolli propôs uma reflexão acerca da “participação popular na contemporaneidade” dando ênfase ao prazo em que o poder público pretende concluir o trabalho da Revisão em debate. Tentou demonstrar a contradição em relação ao tempo esperado pela população no sentido de ver efetivada a sua contribuição para a melhoria da cidade. Concluiu que em razão do conjunto temático e da complexidade do assunto demandaria um alargamento de prazo, isto como forma de oportunizar aos diversos setores da sociedade opinar e contribuir efetivamente neste processo. Exemplificou a demanda dos advogados locais, dos professores da UFT/Araguaína e outros setores havidos em discutir a cidade.   

Esse debate denso e qualificado agregou a importante contribuição dos alunos e professores dos Colégios de Ensino Médio Paulo Freire e Benjamim. Participaram também, deste momento, os gestores educacionais da Secretária de Educação/Delegacia de Regional de Ensino de Araguaína e os técnicos da Prefeitura Municipal de Araguaína.  

Para descontrair e promover a integração do público presente o
Momento de descontração
grupo Fênix de Cospkay (representação de personagem a caráter), apresentou uma performance com personagens lúdicos e de super-heróis, que chamou a atenção de todos pelo seu rico trabalho artesanal na construção dessas fantasias.





Finalizando a programação, no dia 31 de maio, tarde,
Professores e alunos da UFT/Araguaína
no encontro temático Nós Propomos: um Projeto inovador, realizado na UFT/Araguaína, para os professores e alunos do Curso de Geografia, foi apresentado o Projeto, sua interligação com a educação para democracia participativa e o despertar do interesse no jovem estudante para a participação popular. Este trabalho de sensibilização possibilitou agregar ao Projeto professores e alunos voluntários para contribuir no desenvolvimento dos trabalhos em Araguaína.



Cabe ressaltar que essas ações promovidas pelo Projeto resultaram na aproximação da Prefeitura de Araguaína, que tem interesse  de contribuir com as informações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos e na concreta adesão colaborativa do Curso de Geografia da UFT/Araguaína, no sentido de colaborar para a aplicação de uma boa técnica às propostas de resoluções que serão apresentadas pelos alunos do ensino médio. Evidente e necessário o registro do preponderante esforço e dedicação dos professores e alunos das escolas participantes no Projeto, também da contribuição espontânea e rica dos gestores da Delegacia Regional de Ensino de Araguaína, pontuando especialmente a equipe do Nós Propomos de Araguaína, pela organização e a realização dessa verdadeira maratona cultural.