A equipe local do Nós Propomos de Araguaína, coordenada por Luciana Barbosa, realizou nos dias 30
e 31 de maio passado as ações de nivelamento, de articulação e de promoção de atividades
no sentido de assegurar aos professores e alunos das escolas participantes do Projeto a
inserção ao conhecimento prático e teórico de temas urbanos.
Professores das escolas que participam do Projeto |
A programação consistiu em atividades diversificadas e iniciou no dia 30 de maio, tarde, com um Workshop no CEM Paulo Freire tendo sido explorado o tema:
Participação social, Plano Diretor e Estatuto da Cidade. Estiveram presentes neste trabalho os professores
e coordenadores dos Centros de Ensino Médio de Araguaína. Essa atividade consistiu
numa breve explanação do Projeto, na releitura da Cartilha orientadora do Projeto e na exibição
de vídeos instrutivos. Na sequência um produtivo debate sobre o tema do Workshop, com enfoque na Revisão do Plano Diretor de
Araguaína.
A participação do aluno Gustavo |
Na continuidade da
programação, dia 31 de maio, manhã, no auditório do Paço Municipal, aconteceu um Painel: Plano
Diretor Participativo, com a parceria da Prefeitura Municipal de Araguaína e a
Ordem dos Advogados do Brasil – Araguaína/Comissão Especial de Direito
Urbanístico, tendo esta atividade como tema central a Revisão do Plano Diretor
de Araguaína. Nesta oportunidade o Engenheiro Dr. Frederico Minharro Prado,
Secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e
Desenvolvimento Econômico de Araguaína, apresentou a proposta de Revisão do
Plano Diretor que está em discussão em reuniões promovidas pela Prefeitura nas
diversas regiões da cidade. Em seguida o Prof. João Bazolli propôs uma reflexão
acerca da “participação popular na contemporaneidade” dando ênfase ao prazo em
que o poder público pretende concluir o trabalho da Revisão em debate. Tentou demonstrar
a contradição em relação ao tempo esperado pela população no sentido de ver
efetivada a sua contribuição para a melhoria da cidade. Concluiu que em razão do
conjunto temático e da complexidade do assunto demandaria um alargamento de
prazo, isto como forma de oportunizar aos diversos setores da sociedade opinar
e contribuir efetivamente neste processo. Exemplificou a demanda dos advogados
locais, dos professores da UFT/Araguaína e outros setores havidos em discutir a
cidade.
Esse debate denso e qualificado agregou a
importante contribuição dos alunos e professores dos Colégios de Ensino Médio
Paulo Freire e Benjamim. Participaram também, deste momento, os gestores
educacionais da Secretária de Educação/Delegacia de Regional de Ensino de
Araguaína e os técnicos da Prefeitura Municipal de Araguaína.
Para descontrair e promover
a integração do público presente o
grupo Fênix de Cospkay (representação
de personagem a caráter), apresentou uma performance com personagens lúdicos e de super-heróis, que chamou a atenção de todos pelo seu rico trabalho artesanal na construção dessas
fantasias.
Momento de descontração |
Finalizando a programação, no dia 31 de maio, tarde,
Professores e alunos da UFT/Araguaína |
Cabe
ressaltar que essas ações promovidas pelo Projeto resultaram na aproximação da Prefeitura de Araguaína, que tem interesse de contribuir com as
informações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos e na concreta adesão
colaborativa do Curso de Geografia da UFT/Araguaína, no sentido de colaborar para
a aplicação de uma boa técnica às propostas de resoluções que serão
apresentadas pelos alunos do ensino médio. Evidente e necessário o registro do preponderante
esforço e dedicação dos professores e alunos das escolas participantes no Projeto, também da
contribuição espontânea e rica dos gestores da Delegacia Regional de Ensino de
Araguaína, pontuando especialmente a equipe do Nós Propomos de Araguaína, pela organização e a realização dessa verdadeira maratona cultural.
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