segunda-feira, 3 de abril de 2017

Realização da Oficina Nós Propomos


Ocorreu neste sábado (1º de abril de 2017) no Colégio Estadual São José a Oficina do projeto Nós Propomos! com o intuito de proporcionar ampla discussão sobre o projeto, sua edição passada e o formato/ metodologia que será adotado no  ano presente.

A abertura foi feita pelo Professor João Bazolli, Coordenador do projeto no Tocantins, e este juntamente com o diretor do colégio, José Antônio Aguiar Gama, recepcionou os participantes e apresentou a programação do evento.


Em sequência, o Coordenador do projeto em Portugal, Professor Sérgio Claudino, por meio de transmissão ao vivo compartilhou um pouco da experiência de Portugal com o projeto. Relatou que os alunos em Portugal estavam no final do ano letivo e, portanto, já estavam apresentando os projetos, ressaltou, ainda, alguns dos valores do projeto como a ligação com a comunidade, a busca pela construção de uma comunidade mais justa e como o entusiasmo dos jovens tem somado positivamente a esta estrutura.

Seguindo com a programação, Professor Bazolli fez um resgate do histórico do projeto e simplificou a estrutura dos trabalhos nas etapas de identificação dos problemas/potencialidades da comunidade e a partir dai elaboração de propostas. Destacou  a expectativa de que algum dia o projeto possa chegar a efetividade das propostas, ainda que esta não seja a questão central do mesmo. Finalizou sua apresentação com exibição dos vídeos do Curso Como Hackear a Cidade da jornalista Natália Garcia que é especializada em planejamento urbano e criadora do Cidade para Pessoas

Confira aqui o material:


O mestrando Wainesten Camargo deu continuidade a programação socializando um pouco da sua experiência com o projeto no ano de 2016 e enfatizando a importância da extensão durante a graduação, o seu impacto social e a diferenciação que projetos que buscam a interdisciplinaridade possuem na formação de qualquer um, não só enquanto acadêmico, mas, também, enquanto cidadão.

Seguindo este mesmo eixo a advogada Luciana Barbosa, que tem tomado a frente do projeto no município de Araguaína compartilhou a experiência do município com o projeto no que tange a interação com a cidade e a reflexão em relação o futuro da mesma.
 

Finalizadas as atividade pela manhã foi servido o almoço preparado pelas funcionarias do Colégio São José.

No período da tarde, Sandra Franklin fez apresentação sobre a técnica em alfabetização cientifica que, basicamente, possibilita o acesso ao conhecimento das ciências. Esta técnica associada ao ensino por investigação parte da identificação de um problema sendo esta estrutura extremamente compatível com o formato do nosso projeto. Ela apresentou ao grupo as Leis de Bert Hellinger que se baseiam em pertencimento, hierarquia e equilíbrio entre o dar e tomar. 
 

Ediva foi responsável por relembrar a parceria e o papel da SEDUC no desenvolvimento do projeto e verbalizou a expectativa de que superemos juntos os problemas que possam vir nesta edição.
 

A oficina foi finalizada com palestra de Lucilene Padro, mestre em psicologia e especialista em Terapia Cognitiva-Comportamental e instrutora de mindfulness. 
Demostrou em sua fala a importância que a motivação e o engajamento possuem na realização de trabalhos voluntários, sendo estes importantes durante o processo de construção das atividade e, também, na contribuição com a não desistência.
Realizou com o grupo um teste de escala de valores, este foi dividido em parte 1 ( clique aqui para responder) e parte 2 (clique aqui para responder) e por fim, uma atividade abordando a prática da compaixão. 


Presentes na Oficina período da manhã

Presentes na Oficina período da tarde 


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